20
fev
10

Titanic – Desastre Previsto?

Ele não foi responsável apenas pela maior bilheteria da história do cinema mundial, ou simplesmente inspirou o filme que mais ganhou Oscars na história da Academia. Um dos maiores navios já construídos, o Titanic ficou marcado também pela maior tragédia naval da história, contabilizando 1.523 mortos. O seu naufrágio ocorreu em sua viagem inaugural, na madrugada de 15 de Abril de 1912, 2 horas e 40 minutos após ter se chocado com um Iceberg no Oceano Atlântico. O trajeto previsto do navio levaria sua tripulação da cidade de Southampton, na Inglaterra, até Nova York, nos EUA. Na época o navio ficou também conhecido por ser declarado “Inafundável”.

Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que no ano de 1898, pouco mais de uma década antes da catástrofe do Titanic, um escritor norte-americano chamado Morgan Robertson publicou o romance “Futilidade”, onde o autor conta a história da viagem inaugural de um transatlântico chamado “Titan”, e como o navio chocou-se com um Iceberg em uma noite de Abril, enquanto seguia para Nova York. O Titan também possuía o apelido de “Inafundável”. E um fato interessante é que as especificações técnicas dos dois navios eram muitíssimo próximas: No livro, haviam 3.000 passageiros, enquanto que no Titanic, 2.207; No livro, haviam 24 botes salva-vidas, enquanto que no Titanic, 20 botes.

Se analisarmos os fatos, considerando que esse livros foi escrito 14 anos antes do naufrágio do Titanic, e que o navio fictício possui profundas semelhanças com o navio real, podemos deduzir que Morgan Robertson preveu de alguma forma o desastre, ou que simplesmente ocorreu uma enorme coincidência. O interessante sobre o ilustre escritor é que, pouco antes de sua morte, em 1914, publicou um outro romance chamado “Além do Espectro”, onde ele descreve uma guerra entre os EUA e o Japão. Nesse livro,  os japoneses não declaram guerra antes de realizarem um ataque ao Havaí. As semelhanças são enormes entre o ataque descrito no livro, e o histórico ataque das forças imperiais Japonesas a base Americana de Pearl Harbor (Localizada também no Havaí), realizado na manhã de 7 de Dezembro de 1941.

Teria sido previsto o naufrágio do Titanic? Outra curiosidade bem notável na história desse grande desastre foi que em Abril de 1935,  um navio cargueiro chamado “Titanian” transportava carvão da Inglaterra para o Canadá. Na ocasião, o marinheiro William Reeves encontrava-se como vigia, quando percebeu que o navio passava exatamente pelo mesmo local de naufrágio do Titanic, e teve um pressentimento. Estando excepcionalmente atento, o marinheiro conseguiu avisar a tripulação bem a tempo de evitar a colisão com um grande iceberg que se encontrava a frente do Navio, encoberto pela névoa. Mas ainda falta a maior coincidência de todas: O marinheiro William Reeves nasceu no dia 15 de Abril de 1912. Data familiar?


5 Responses to “Titanic – Desastre Previsto?”


  1. 1 Suze
    23 de fevereiro de 2010 às 22:28

    Voce sempre escreve posts com mistérios hahaha gosto disso!
    Eu adoro o filme do Titanic, mesmo sendo trágico.

    Beijos !

  2. 2 juliano bier
    20 de dezembro de 2010 às 03:29

    ”o Titanic ficou marcado também pela maior tragédia naval da história, contabilizando 1.523”

    ERRADO

    O Wilhelm Gustloff foi um navio transatlântico alemão. Foi assim batizado em homenagem ao líder do NSDAP da Suíça.

    Ao final da Segunda Guerra Mundial, em uma missão para ajudar as multidões de alemães que fugiam do cerco do Exército Vermelho no Leste, foi atingido por três torpedos soviéticos, vindo a afundar no Mar Báltico em 30 de janeiro de 1945.

    Tinha a bordo cerca de nove mil e seiscentos passageiros civis, para além de cerca de mil tripulantes. Representa, até hoje, o maior desastre naval de todos os tempos.

    O número exato de mortos é difícil de ser estabelecido, mas estima-se que morreram entre 8.500 e 9.600 pessoas – seis vezes o número de mortes no Titanic -, no que constitui até hoje o maior desastre naval de todos os tempos.

  3. 3 alice roberta fernandes
    25 de setembro de 2011 às 18:07

    Nossa esse filme foi um desastre só,quando eu assistir eu chorei demais e demais.
    Eu amo este filme de coraçao.
    e é isto bjsss

  4. 4 cidamel
    10 de abril de 2012 às 09:39

    TITANIC O MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS,NELE TEM DE TUDO COMÉDIA,SUSPENSE,AÇÃO,TERROR E MUITO ROMANCE SIMPLESMENTE MARAVILHOSO….

  5. 5 Johnb329
    13 de setembro de 2014 às 09:35

    whoah this blog is excellent i really like reading your articles. Stay up the good work! You already know, many persons are looking around for this info, you could help them greatly. dcbageeebdfe


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


O Historiador é um blog de curiosidades e informações sobre história e fatos históricos.

Visitantes

  • 13,338 visitantes

%d blogueiros gostam disto: