10
abr
10

Os universos imaginários

É realmente incrível imaginarmos qual seria o limite da mente humana. Dentro de cada um de nós existe um gigantesco mundo, complexo e único. Além disso, todos nós também temos a capacidade de criar infinitos mundos, com infinitas formas e regras. O melhor exemplo disso está no Escritor, que basicamente tem como profissão criar um mundo no papel, através das palavras. Mundos muitas vezes bem mais atraentes que a nossa realidade, chata e cruel.

E o que é a Ficção senão a arte de criar, modificar e demonstrar mundos/realidades diferentes? E quem nunca mergulhou de cabeça num desses mundos, repletos de ação, aventura, romance ou comédia, seja em um livro, um filme, uma peça ou até mesmo na própria imaginação? Nunca paramos para pensar que tudo aquilo, toda aquela imensidão, saiu da cabeça de uma pessoa como nós, sem nenhuma habilidade especial ou poder divino. O milagre da criação.

Aprecio muitos desses mundos, como aprecio aqueles que  os criam. Um bom exemplo é o de um escritor Inglês chamado C.S.Lewis, que ficou muitíssimo famoso  por escrever uma série de livros chamada “As Crônicas de Nárnia”, onde ele cria e detalha com uma maestria maravilhosa um outro mundo, habitado  por seres fantásticos, cheios de aventuras, tesouros e personagens cativantes. Também podemos citar o também inglês J.R.R.Tolkien, que foi muito mais além em sua principal obra, “O Senhor dos Anéis”, criando um mundo tão complexo que possui centenas de mapas, registros históricos, e criou até mesmo diversos idiomas falados por seus personagens.

E o que seria de nós, seres humanos, sem essa maravilhosa capacidade que nos foi presenteada, que é a de sonhar? Acredito que é principalmente isso que nos difere de todo resto. A capacidade de criar, imaginar, filosofar e sonhar. E você, tem exercitado sua imaginação ultimamente?


2 Responses to “Os universos imaginários”


  1. 1 Suze
    11 de abril de 2010 às 00:10

    Nossa, isso tudo é verdade. Sabe, eu tenho um mundo só meu huahuahas.
    É tão bom sonhar, afinal, somente na nossa imaginação podemos fazer e ser
    tudo aquilo que desejamos não é?! Temos que aproveitar as coisas que nos foram
    dadas de graça.

    =)

  2. 31 de julho de 2014 às 19:55

    voce esqueceu de citar Clark Ashton Smith, com seu continente de Zothique, num futuro distante. Digite no Google “Zothique libro espanol pdf”. E tem também o Robert Howar com a Era Hiboriana.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


O Historiador é um blog de curiosidades e informações sobre história e fatos históricos.

Visitantes

  • 13,338 visitantes

%d blogueiros gostam disto: